carreira-2013

Carreira: Profissões em alta em 2013

O crescimento desenfreado do mercado digital e da demanda para este setor faz desta profissão uma das principais tendências de mercado para 2013. O aumento de profissionais especializados na área está crescendo, porém ainda não supre as necessidades mercadológicas. As empresas estão cada vez mais interessadas em abrir setores específicos para o ramo digital e algumas profissões em alta já começam a aparecer em 2013. Com a ascensão das redes sociais e dos aplicativos mobile, os empresários sentem a necessidade de mão de obra capacitada para assumir tais tarefas.

Os empreendimentos estão oferecendo salários entre R$ 2.000,00 até R$ 17.000,00, para os profissionais de marketing digital, porém, o crescimento esbarra na falta de uma formação acadêmica consolidada e experiência neste mercado. A expectativa para 2013 ainda é de mais crescimento, tendo em vista as alterações de investimentos observadas em diversas empresas no departamento de marketing digital, cada vez mais os empresários estão deixando de lado o meio off line para divulgação da marca e aderindo ao canal on line, que pode trazer mais resultados, dependendo dos objetivos empresariais.

Segundo dados do Ibope, em 2009 os investimentos em marketing digital cresceram 25%, enquanto que em 2010, os investimentos passaram a crescer 30%. Infelizmente esse crescimento contínuo não é garantia de contratação, de acordo com a pesquisa da Manpower, apenas 29% dos executivos esperam aumentar seu quadro de funcionários em 2013. Este é o índice de otimismo mais baixo nos últimos três anos, por isso cada vez mais os profissionais, seja de qualquer área de atuação precisa ir à procura de capacitação e cursos na sua área específica. As empresas procuram mão de obra qualificada para completarem o quadro de funcionários.

Profissões em alta em 2013

Apesar do baixo índice de otimismo, há uma lista de profissões promissoras para 2013. De acordo com a pesquisa da Revista Exame, na área do marketing digital foram citadas as seguintes profissões em alta:

CTO (Chief Technical Officer): Que são os responsáveis técnicos da área de tecnologia das empresas.

Analista de SEO: Profissional especializado em otimização de sites para melhorar o rankeamento da empresa na busca de resultados do Google.

Especialista na área de mobile marketing: Profissional que projeta estratégias para a empresa se posicionar no meio mobile, que está crescendo cada vez mais no Brasil.

Profissional na área de links patrocinados: Segundo estudo da Covario, o investimento em links patrocinados cresceu 30% com relação ao ano passado.

Analista de mídias sociais: Lidera os projetos, gera conteúdo, faz o monitoramento das redes sociais empresariais, além de criar estratégias para a marca dentro deste meio. Estas são algumas das áreas de atuação destes profissionais.

Gerente de marketing e eventos: Com a Copa do Mundo se aproximando, a expectativa é que grandes eventos venham para o Brasil, para isso existe o profissional de marketing e eventos. Gerenciá-los e planejá-los são algumas de suas atribuições.

Profissional de marketing para e-commerce: Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, no Brasil, a cada ano as vendas online crescem de 30% a 40 %. Por isso, profissionais habilitados a desenvolverem e programarem estratégias para aumentar as exposições da marca e produtos na internet e a criar canais eficientes de vendas online estarão hipervalorizados.

Como podemos ver, o marketing digital aparece sete vezes entre as 30 profissões mais promissoras em 2013, com esta forte presença no mercado, os profissionais precisam de maior habilidade no ramo digital. Um estudo recente conduzido pela Oxford Economics em parceria com a consultoria Towers Watson revelou as habilidades demandadas nos próximos cinco ou dez anos.

De acordo com a pesquisa global feita com 352 profissionais de recursos humanos no primeiro bimestre de 2012, ao mesmo tempo em que analisou 21 setores da economia, em 46 países, quatro área, sendo todas elas ligadas ao mundo digital, precisam de novas competências profissionais.

PESQUISA sobre Carreira profissional 2013

Obstáculos

Um levantamento realizado pelo Grupo Impacta Tecnologia e a MBI comprova que o despreparo profissional nas empresas é a principal dificuldade para uma maior expansão no segmento. Mais de 200 profissionais que atuam em marketing digital foram entrevistados, destes 47,9% sinalizaram o despreparo profissional, além disso, 44,8% acreditam na continuidade no avanço da internet no país.

A pesquisa revelou ainda as principais atividades desenvolvidas na web, respondida pelos entrevistados. Dos participantes, 86,6% apontaram o site corporativo como o principal canal digital entre a empresa e o cliente, seguido da presença nas redes sociais com 66,2% e e-mail marketing com 45,3%.

Características que definem um profissional de sucesso

De acordo com números recentes, 4 milhões de brasileiros estão a procura de emprego no país. Além do bom currículo, os profissionais também precisam ter atitudes de multifuncionalidade, demonstrar capacidade de se adaptar a novas situações e flexibilidade para assegurar o emprego ou conseguir encontrar um novo trabalho. Segundo os consultores de Recursos Humanos, as empresas hoje tomam decisões baseadas nas atitudes dos entrevistados.

Aqui vão algumas dicas para você tomar a atitude certa na hora de uma entrevista de emprego:

Seja flexível

Aprender a se adaptar a novas situações, sistemas e mudanças dentro da empresa é fundamental para o profissional de sucesso. É importante entender o contexto, o cenário para escolher qual parte do seu repertório deve ser acionado naquele momento. Se essa característica vier combinada com sociabilização, melhor ainda. Pense que você pode ser um agente motivador de mudanças dentro da estrutura e um futuro líder.

Saiba inovar

Ter uma visão abrangente a capacidade de aglutinação de ideias e conceitos, além de explorar novas possibilidades é fundamental. Mas lembre-se: o mais importante é aprender a transformar a ideia em resultado perceptível para a empresa.

Tome decisões rapidamente

Reagir com rapidez e eficiência diante de um problema é o grande desafio do profissional. Todas as grandes empresas e universidades como Wharton e Pittsburgh trabalham com cases em que uma decisão rápida fez toda a diferença para a companhia.

Seja multifuncional

A geração Y faz isso naturalmente, mas com iniciativa, treinamento e dedicação, todo profissional pode aprender a trabalhar em várias partes de um processo, vários projetos, em que não apenas vai aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo, mas também será capaz de aglutinar conhecimento.

Demonstre iniciativa

Vontade de fazer e determinação para finalizar são a marca de um profissional de primeiro nível. Se sentir que há espaço para opinar e desenvolver, tome a iniciativa. Novos modelos de gestão incentivam os funcionários a se tornarem capitães de seus projetos – o que, em última instância, é o melhor caminho para criar um líder.

Vá em busca de conhecimento

Ficar satisfeito com sua bagagem é pensar pequeno. Seja curioso e esteja aberto a novidades, novas tecnologias e linhas de pensamento. Ler bastante e utilizar a internet e as redes sociais de maneira inteligente são a melhor forma de enriquecer a mente e suas conversas na hora do café. Ir a procura de cursos e treinamentos além dos internos da empresa, também é uma ótima forma de buscar conhecimento extra. Afinal, como o lema do Quartel Digital sempre diz: A melhor arma é o CONHECIMENTO!

O Quartel Digital está com seis cursos online, em parceria com a Internet Innovation, de diversos temas de marketing digital. O interessante dos treinamentos é que qualquer pessoa com acesso à internet pode se inscrever e participar, de qualquer lugar do Brasil. Os cursos são ministrados através da plataforma “Eventials” ao vivo, onde o aluno tira dúvidas com o palestrante e interage com os outros participantes.

 

2 respostas
  1. margarida
    margarida says:

    desejo fazer faculdade de artes sênicas! porem não tenho certeza, por mais que seja augo que eu goste, não é certeza de sucesso e geralmente depois de um tempo os artistas são esquecidos… fico em segura por esta parte.
    o que eu faço?

    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>